Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

29/03/2007 - Novo PIB pode mudar os diagn?sticos da economia

?

Rio - Os novos n?mero do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro podem mudar n?o s? as s?ries hist?ricas e as proje??es de crescimento, mas tamb?m os diagn?sticos mais profundos sobre a economia nacional. A revis?o pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) das contas nacionais mostra que o crescimento potencial da economia brasileira pode ser razoavelmente maior do que se supunha.

Isto reduz a for?a da vis?o comum entre os economistas conservadores de que o Brasil est? preso numa armadilha de crescimento baixo, por causa da falta de reformas estruturais como a da Previd?ncia.

"Os problemas estruturais continuam a?, mas aparentemente a realidade est? melhor do que ach?vamos, e h? espa?o para um crescimento sustentado um pouco maior", diz F?bio Giambiagi, do Instituto de Pesquisa Econ?mica Aplicada (Ipea), um dos mais ardorosos defensores de mudan?as estruturais.

Alo?sio Ara?jo, professor da Funda??o Get?lio Vargas (FGV-Rio) e do Instituto de Matem?tica Pura e Aplicada (Impa), acha que os novos n?meros do IBGE refor?am sua cr?tica - manifestada em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo em fevereiro - ao "determinismo do baixo crescimento". Para ele, as reformas dos ?ltimos anos (como a Lei de Fal?ncias) podem levar a economia a um ritmo de crescimento superior ao estimado pela maior parte dos economistas. Sem bancar uma proje??o espec?fica, Alo?sio n?o descartou nem mesmo o ritmo de 5% defendido pelo presidente Lula. As informa??es s?o do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE: Ag?ncia Estado

Voltar