Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

26/03/2007 - Amec critica opera??o da Ipiranga e re?ne acionistas insatisfeitos

A Amec (Associa??o de Investidores no Mercado de Capitais) criticou hoje a opera??o de compra do grupo Ipiranga por falta de informa??es sobre o neg?cio, al?m de questionar a diferen?a entre os pre?os pagos por a??es preferencias e ordin?rias.

"At? agora, pelo que se viu, as empresas [Petrobras, Braskem e Ultra] pagaram um pre?o extremamente elevado pelas a??es do bloco de controle. E est?o avaliando por um pre?o muito baixo as preferenciais. H? uma discrep?ncia muito grande em termos de valor", afirmou Edson Garcia, superintendente da Associa??o.

"A gente quer saber efetivamente o ponto. Se conhece o n?mero [o pre?o de incorpora??o das a??es preferenciais], mas n?o como se chegou a ele", diz.

Segundo Garcia, a associa??o ainda espera o laudo de avalia??o prometido pelas empresas do cons?rcio que comprou o grupo Ipiranga e, por princ?pio, n?o deve tomar medidas de ordem jur?dica. "A amec n?o postula direitos dos associados. N?s estamos somente otimizando esfor?os para aqueles que t?m interesse em comum nesse caso. E n?s temos muitos associados com forte interesse na Ipiranga".

"Tamb?m temos recebido manifesta??es de outros investidores, que t?m buscado ajuda para formar um bloco coeso, para discutir os interesses em comum", acrescenta.

Vazamento

Garcia criticou o poss?vel vazamento de informa??es na opera??o de compra do grupo Ipiranga, que est? sob apura??o preliminar da CVM (Comiss?o de Valores Mobili?rios). "A Amec est? muito confiante na atua??o da CVM. Essa pr?tica ? um privil?gio que alguns t?m contra o direito dos minorit?rios", afirma.

As cr?ticas tamb?m se estendem para as empresas participantes da opera??o. "Se os novos compradores e os vendedores tivessem cumprido fielmente as pr?ticas de 'full-disclosure', talvez n?o tivesse havido o caso de 'inside [information]', talvez n?o houvesse o caso de falta de informa??es", acrescenta.


FONTE: Folha Online

Voltar