Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

26/03/2007 - Taxa de juros das opera??es de cr?dito atinge menor patamar desde 2000

?As taxas de juros cobradas nas opera??es de cr?dito destinadas ?s pessoas f?sicas ca?ram para 51,7% ao ano em fevereiro, o menor patamar j? registrado na s?rie hist?rica do Banco Central, iniciado em junho de 2006.

O recuo de 0,6 ponto percentual foi influenciado pela queda nos spreads, que ? a diferen?a entre o custo de capta??o das institui??es financeiras e a taxa efetiva cobrada dos clientes, que passou de 40 pontos percentuais em janeiro para 39,6 pontos percentuais no m?s passado.

No caso das empresas (pessoas jur?dicas), a taxa de juros caiu de 26,2% ao ano para 26% ao ano e o spread subiu 0,2 ponto, para 13,8 pontos percentuais.

Apesar da queda dos juros para os menores patamares j? registrados, a redu??o do spread dos bancos -- e tamb?m das taxas efetivamente cobrada dos clientes-- ocorre em um ritmo menor do que o da redu??o da taxa de juros, que foi iniciada em setembro de 2005. Ela j? sofreu um corte de sete pontos percentuais e est? em 12,75% ao ano.

Para Altamir Lopes, chefe do Departamento Econ?mico do BC, essa lentid?o ? um efeito "meramente estat?stico" causado pela entrada no mercado de cr?dito das pequenas em m?dias empresas, que possuem uma avalia??o de risco maior, o que encarece o custo dessas opera??es.

"O spread sobe por um efeito meramente estat?stico. Os tomadores de recursos s?o novos. S?o pequenas e m?dias empresas. Essas t?m risco maior ou desconhecido, o que faz o spread ser maior", avaliou.
Ele lembrou ainda que as grandes empresas est?o buscando outras alternativas para conseguir recursos mais barato, como o mercado de a??es.

Modalidades

A queda nos juros foi verificada em todas as modalidades de cr?dito. O maior recuo foi registrado na taxa cobrada para a aquisi??o de bens (exceto ve?culo), que foi de 1,4 ponto percentual, para 57,9% ao ano.

J? no caso das opera??es destinadas para a aquisi??o de ve?culos, o recuo foi menor, 0,7 ponto, para 32% ao ano.

No cr?dito pessoal, a queda foi de 0,9 ponto percentual, para 56,3% ao ano em fevereiro. Dentro dessa modalidade est? o cr?dito consignado --desconto em folha de pagamento--, que ficou em 32,5%, ante 33% no m?s anterior.

J? a taxa do cheque especial caiu de 141,9% ao ano em janeiro para 141,2% ao ano em fevereiro.

Em rela??o ? pontualidade dos consumidores brasileiros, a taxa de inadimpl?ncia apresentou em fevereiro uma queda de 7,5% para 7,3%. Nas empresas, ela passou de 2,8% para 2,7%. Com isso, a taxa m?dia (pessoas f?sicas e jur?dicas) caiu 0,1 ponto percentual, para 4,9% em janeiro.


FONTE: Folha Online

Voltar