Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

03/01/2007 - ?lcool pode deixar de valer ? pena a partir de fevereiro

Abastecer ve?culos com ?lcool poder? deixar de ser um bom neg?cio a partir de fevereiro ou mar?o deste ano, quando o pre?o do combust?vel poder? romper o limite competitivo de 70% do da gasolina.
Segundo estimativas de especialistas do mercado, consultados pelo jornal Gazeta Mercantil, os pre?os podem subir gradativamente pelos pr?ximos meses at? que se estabilize com a chegada da nova safra no Pa?s. O mesmo ocorreu no ano passado, quando o produto chegou a registrar alta de 65%.
O pre?o do ?lcool hidratado nas usinas subiu 10% nas duas ?ltimas semanas, que correspondem ao in?cio da entressafra. Especialistas acreditam que a frota de quase 2,5 milh?es de carros flex - mais que o dobro de 2005 - e a antecipa??o de compras pelas distribuidoras provocaram a disparada.
Segundo o diretor t?cnico da Uni?o da Ind?stria da Cana de A??car (Unica), Ant?nio P?dua Rodrigues, h? tamb?m as distribuidoras que n?o costumam comprar com antecipa??o e concentram a busca pelo combust?vel em dezembro, o que faz com que o pre?o reaja a uma demanda mais forte.
"Este n?o ? um pre?o pol?tico. Ele sobe devido a uma s?rie de motivos ocorridos no final do ano. O pre?o seguir? subindo at? que n?o seja mais vantajoso ao consumidor e ele volta ? gasolina. Foi o que ocorreu em 2006 nessa mesma ?poca", disse.
De acordo com o analista da RC Consultores F?bio Silveira, o ?lcool hoje est? em 51% do pre?o da gasolina. "Os pre?os do ?lcool podem subir em janeiro e tamb?m em fevereiro, que, pelas nossas proje??es, n?o devem chegar aos 70%".
O Centro de Estudos Avan?ados em Economia Aplicada (Cepea-USP) informou que o pre?o m?dio do litro do hidratado estava em R$ 0,84299 na semana de 24 a 29 de dezembro - quando, na anterior, era de R$ 0,80596. O pre?o do ?lcool hidratado disparou 4,59% na ?ltima semana do ano.

FONTE: INVERTIA

Voltar