Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

26/01/2022 - IPCA-15 fica em 0,58% em janeiro com queda na gasolina e alta nos alimentos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, prévia da inflação, fica em 0,58% em janeiro, índice maior do que a previsão, que era de 0,45%.

Apesar disso, a taxa sofreu a terceira queda consecutiva e é 0,2 ponto percentual abaixo da taxa registrada em dezembro e em janeiro do ano passado, com 0,78%. O acumulado dos últimos 12 meses continua na casa dos dois dígitos, mas também diminuiu de 10,42% para 10,2%.

Segundo a colunista de Economia da BandNews FM, Juliana Rosa, a inflação no início do ano sofreu impacto das secas em algumas regiões do país e da variante ômicron do coronavírus, que afetaram a cadeia produtiva, além da previsão de aumento no preço internacional do petróleo. Ela afirma ainda que a política econômica interna brasileira dificulta o controle da inflação.

Entre os grupos de produtos pesquisados, apenas o setor de transportes apresentou queda em janeiro. Os preços recuaram 0,41%. A queda foi puxada, principalmente, pela diminuição nos preços da gasolina, -1,78%, e das passagens aéreas -18,21%.

Já o maior aumento dos preços foi registrado nos setores de vestuário e artigos de residência.

A maior inflação foi registrada em Salvador, na Bahia: 1,08%.

 

 

 

FONTE: UOL

Voltar