Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

14/09/2020 - Preço do arroz tem maior alta acumulada desde 2008, diz associação

O Índice de Preços dos Supermercados, calculado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostra o a inflação acumulada entre janeiro e agosto de 2020 já é quase o dobro do que o mesmo período do ano passado.

De acordo com o índice, os preços subiram 5,93% nos oito primeiros meses deste ano, enquanto no ano passado, a alta acumulada nos produtos era de 3,03%.

Um dos vilões da cesta básica dos brasileiros tem sido o arroz. Segundo a Apas, desde 2008, o acumulado anual até agosto não alcançava índices como 25,7%. Esse aumento acontece por diversos fatores, como a diminuição da colheita na Índia, um dos principais produtores mundiais do produto, e o aumento da exportação brasileira do grão.

A associação destaca que, apesar de o governo ter baixado a alíquota de importação do produto, isso não garante que o preço do arroz possa baixar tão cedo ou até mesmo que o preço nas prateleiras já tenha atingido seu auge.

O leite também teve um aumento expressivo de 24,23% no último mês e acumula uma alta de 27,78% durante todo o ano.

Outros produtos que também tiveram alta no último mês, segundo a Apas, são o óleo de soja, com um aumento de 13%, limão alta de 37,16%, o mamão subiu 22,4% e o fígado que aumentou 10,09%.

Os itens que tiveram queda foi a batata, cujo preço caiu 14,07%, a cebola que reduziu 16,21% e o feijão, que baixou 3,98%, mas mantém uma alta acumulada de 18,23% em 2020.

FONTE: UOL

Voltar