Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

26/09/2018 - TST segue entendimento do STF e rejeita assegurar vínculo direto a empregado de empr

O TST (Tribunal Superior do Trabalho decidiu nesta quarta-feira (26) seguir o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) e rejeitou pedido de reconhecimento de vínculo direto de trabalho de empregado de uma empresa terceirizada com a RGE Sul, empresa de distribuição de energia elétrica no Rio Grande do Sul.

O Tribunal Regional do Trabalho gaúcho (TRT-4) decidira antes que um empregado da Conecta Empreendimentos tinha direito ao reconhecimento de vínculo de emprego com a RGE Sul.

Contudo, a defesa da Conecta recorreu ao TSE e usou o precedente do STF, firmado no mês passado, que reconheceu a legalidade da terceirização para qualquer tipo de atividade.

No julgamento desta quarta, a Quinta Turma do TST derrubou a decisão anterior do TRT-4. Os três ministros do colegiado se valeram do entendimento do Supremo na decisão.

"O TST deu um exemplo de segurança jurídica ao aplicar o entendimento do STF", disse o advogado Fernando Abdala, do escritório de advocacia que representa a Conecta, ao classificar de "vanguardista" a decisão do TSE de adotar o caso do mesmo sem a publicação do acórdão (resumo do julgamento) do Supremo e antes do eventual julgamento dos embargos de declaração do caso do STF, no qual poderá haver uma modulação dos efeitos das possibilidades de terceirização.

O advogado destacou que havia o receio de que setores da Justiça do Trabalho de buscar outros fundamentos para não permitir a terceirização de atividades. Ele afirmou que ainda há a possibilidade da decisão da Quinta Turma do TST de recursos à Seção de Dissídios Individuais (SDI) e também ao Supremo.

FONTE: UOL

Voltar