Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

13/06/2018 - Vendas no varejo brasileiro avançam 1% em abril, diz IBGE

As vendas do varejo avançaram 1% em abril ante março e subiram 0,6% sobre um ano antes, informou o IBGE nesta quarta-feira (13).

A expectativa em pesquisa da agência Reuters era de alta de 0,6% na comparação mensal e de 0,55% em relação a abril de 2017.

No ano, o varejo acumula alta de 3,4%.

Na passagem de fevereiro para março, o comércio havia avançado 1,1%. O IBGE destaca que o "deslocamento" da Páscoa —que neste aconteceu em 1º de abril— exerceu influência negativa nas vendas no mês. 

De acordo com a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), a maioria das atividades analisadas registrou aumento nas vendas, com exceção de artigos de uso pessoal e doméstico, que ficaram estáveis.

De acordo com a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, 2018 vem apresentando uma aceleração de ritmo para as vendas do comércio, que se intensificou em março e abril. Na comparação com dezembro de 2017, o ganho acumulado nos últimos quatro meses foi de 3%.

Nunes ressalta que, apesar da melhora, o comércio ainda não recuperou tudo que perdeu em 2015 e 2016.

“Mesmo com a melhora observada nos meses de 2018, o comércio, na comparação ajustada sazonalmente, ainda se encontra 6% abaixo do ponto mais alto da série, que foi em outubro de 2014”, afirmou.

No comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de veículos e material de construção, a variação de março para abril de 2018 foi de 1,3%. Essa foi a quarta taxa positiva consecutiva, o que gerou um ganho acumulado de 3,7% nesse período. Mas o varejo ampliado ainda está 11,5% abaixo do ponto mais alto da série, que foi registrado em agosto de 2012.

FONTE: UOL

Voltar