Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

02/01/2007 - Reformas pol?tica e tribut?ria ser?o priorit?rias, anuncia Lula

As reformas pol?tica e tribut?ria dever?o ser as prioridades legislativas do governo, segundo anunciou nesta segunda-feira (1?) o presidente reeleito Luiz In?cio Lula da Silva, em pronunciamento feito no Plen?rio da C?mara dos Deputados ap?s tomar posse para o segundo mandato. Ele disse que o fortalecimento do sistema democr?tico brasileiro dar? "nova qualidade" ? presen?a do pa?s na cena mundial.

- A reforma pol?tica deve ser priorit?ria no Brasil. Convido todos os senhores para nos sentarmos ? mesa e iniciarmos o seu debate e urgente encaminhamento, ao lado de outras reformas importantes, como a tribut?ria, que precisamos concluir - afirmou o presidente, dirigindo-se aos deputados e senadores presentes ? cerim?nia.
Segundo o presidente, ainda n?o se inventou "ferramenta mais importante" que a pol?tica para a solu??o dos "problemas dos povos". Apesar do grande descr?dito existente hoje em rela??o ? pol?tica, observou, esta nunca teria sido t?o "imprescind?vel" como agora. Por isso, ele sugeriu que se busquem consensos que "n?o eliminem nossas diferen?as".

- Neste dia inaugural de meu novo mandato, n?o pe?o a ningu?m que abandone suas convic??es. N?o desejo que a oposi??o deixe de cumprir o papel que dela esperam os que por ela livremente optaram. Quero pedir-lhes apenas que olhemos mais para o que nos une do que para o que nos separa - sugeriu Lula.
Ao referir-se ? reforma tribut?ria, o presidente reeleito anunciou a inten??o de consolidar, em harmonia com o Congresso Nacional e com os estados, a legisla??o unificada do Imposto sobre Circula??o de Mercadorias e Servi?os (ICMS). Para isso, defendeu a simplifica??o de normas e a redu??o do n?mero de al?quotas, com previs?o de se implantar um ?nico imposto de valor agregado a ser distribu?do "automaticamente" para a Uni?o, os estados e os munic?pios.

- Este conjunto de iniciativas significa o refor?o das linhas mestras da pol?tica macroecon?mica, com a redu??o da taxa real de juros - disse Lula, que anunciou ainda a inten??o de expans?o da oferta de cr?dito, para que ele alcance, at? 2010, o equivalente a 50% do Produto Interno Bruto (PIB).
O presidente reeleito adiantou que ainda em janeiro ser? lan?ado, pelo governo, o Programa de Acelera??o do Crescimento (PAC). Por meio desse instrumento, exp?s, ser? poss?vel "destravar" a economia nacional e se obter um crescimento mais acelerado. A seu ver, o Brasil n?o pode continuar como uma "fera presa numa rede de a?o invis?vel".

Lula informou que a educa??o de qualidade ser? prioridade em seu segundo mandato. O pa?s dever? empenhar-se, como adiantou, em superar os grandes d?ficits educacionais e, ao mesmo tempo, transformar o pa?s em uma sociedade de conhecimento. De acordo com o presidente,o Brasil pretende, em um s? movimento, "resolver as pend?ncias do passado e ser contempor?neo do futuro". Uma das iniciativas nesse sentido ser?, como ele informou, a informatiza??o de todas as escolas p?blicas do pa?s.

Lula definiu a pol?tica externa dos ?ltimos quatro anos como "motivo de orgulho", com sua "clara op??o" pelo multilateralismo. Ele observou que o pa?s est? mais pr?ximo da ?frica, "um dos ber?os da civiliza??o brasileira", e fez da Am?rica do Sul o centro de sua pol?tica externa.

- O Brasil associa seu destino econ?mico, pol?tico e social ao do continente, ao Mercosul e ? Comunidade Sul-Americana de Na??es - afirmou.

FONTE: Ag?ncia Senado

Voltar