Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

15/02/2007 - Consumidor inicia ano mais endividado do que em 2006

O consumidor brasileiro come?a o ano endividado. Alimenta??o, credi?rio e impostos s?o os itens que mais pesam no or?amento do m?s. E n?o h? perspectiva de sobra de dinheiro para poupar em 2007.

? o que mostra pesquisa da Ipsos/Opinion, a pedido do Ciesp (Centro das Ind?strias do Estado de S?o Paulo), com mil consumidores, entre os dias 23 e 29 de janeiro.

Dos entrevistados, 17% dizem que est?o mais endividados do que h? um ano; 32% t?o endividados quanto em 2006; e 46% se dizem menos endividados. "O fato ? que o consumidor est? bastante endividado, o que torna as perspectivas de vendas do com?rcio n?o t?o animadoras", diz Fernanda Della Rosa, diretora da assessoria econ?mica da Fecomercio SP.

Levantamento da Fecomercio mostra que, em fevereiro, 61% de 1.300 pessoas ouvidas na capital paulista estavam endividadas, e 40% delas tinham d?vidas em atraso. A Ipsos constatou que, em janeiro, 53% (entre mil consumidores ouvidos) tinham d?vidas a pagar.

"S?o percentuais muito altos. S? com mais investimento e aumento da renda essa situa??o pode mudar", diz Della Rosa.

O levantamento da Ipsos mostra que a alimenta??o ? o que mais compromete o or?amento do consumidor no m?s --item citado por 33% das pessoas consultadas. Em seguida v?m credi?rio (12%), impostos (11%), aluguel (10%), gastos com cart?o de cr?dito e cheque especial (6%) e educa??o (4%).

"Piorou, sim, o n?vel de endividamento do consumidor neste in?cio de ano. Isso ? reflexo tamb?m do desemprego em setores que concorrem mais com a ind?stria chinesa, como o t?xtil e o de cal?ados", diz Em?lio Alfieri, economista da ACSP.

Em janeiro, segundo informa, o n?mero de carn?s em atraso (acima de 30 dias) aumentou 9,8% em rela??o a igual per?odo do ano passado. O n?mero de carn?s quitados subiu 6,4%, no per?odo. "A inadimpl?ncia subiu. Est? faltando dinheiro para o consumidor pagar as contas no final do m?s."

O levantamento da Ipsos mostra ainda que 66% dos mil consumidores ouvidos n?o t?m perspectivas de sobra de dinheiro para poupar em 2007. Esse dado ? o que mais preocupa os empres?rios do Ciesp.

"Se n?o vai sobrar dinheiro, ou vai sobrar pouco dinheiro, significa que o consumidor vai correr atr?s de produtos baratos, como os chineses. E como vai ficar a ind?stria nacional?", indaga Humberto Barbato, diretor do Ciesp, que pretende dar in?cio a um movimento a favor do produto brasileiro.

"A ind?stria precisa fazer campanha para elevar as vendas do produto nacional. N?o podemos deixar que a China e a ?ndia peguem esse fil?o."

FONTE: Folha Online

Voltar