Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

06/12/2007 - IPCA e decis?es de pol?tica monet?ria na Europa comp?em agenda de hoje

S?O PAULO - A quinta-feira reserva as decis?es de pol?tica monet?ria do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra. No Brasil, o destaque ? a divulga??o do ?ndice de Pre?os ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro.

Na Europa, a previs?o ? de estabilidade em 4% na taxa de juro da zona do euro. Os agentes aguardam as declara??es do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet. Alguns analistas indicam que a Europa tamb?m ter? de cortar os juros para conter a situa??o resultante da crise de cr?dito deflagrada pelos problemas com o cr?dito hipotec?rio de alto risco nos Estados Unidos. A expectativa ? de que o Reino Unido tamb?m mantenha sua taxa base em 5,75% ao ano.

Por aqui, a aten??o est? voltada para a divulga??o do IPCA de novembro. A previs?o ? de que o ?ndice oficial de infla??o indique alta de 0,30%. Com isso, a taxa do IPCA atingir? 3,6% no acumulado do ano, ante 2,65% no mesmo per?odo do ano anterior. H? certa preocupa??o com o comportamento dos pre?os, principalmente dos alimentos, que voltaram a pressionar outros indicadores.

Ontem, a Funda??o Get?lio Vargas (FGV) mostrou que o ?ndice Geral de Pre?os - Disponibilidade Interna (IGP-DI) avan?ou para 1,05% em novembro ap?s alta de 0,75% um m?s antes. O resultado ficou acima do teto das estimativas, que apontava infla??o em 0,90%.

J? o ?ndice de Pre?os ao Consumidor (IPC) aumentou 0,47% em novembro, de acordo com a Funda??o Instituto de Pesquisas Econ?micas (Fipe). Em outubro, a alta fora de 0,08%. A previs?o era de eleva??o de 0,35%.

Ainda no Brasil, a Associa??o Nacional dos Fabricantes de Ve?culos Automotores (Anfavea) apresenta os indicadores do setor referente ao m?s de novembro.

Os investidores tamb?m repercutem a decis?o do Comit? de Pol?tica Monet?ria (Copom), que ontem manteve inalterada a taxa b?sica da economia brasileira em 11,25%.

Aten??o tamb?m para a reuni?o extraordin?ria do Conselho Monet?rio Nacional (CMN). Na pauta, est? a padroniza??o das tarifas banc?rias. O Banco Central (BC) deve propor uma periodicidade para a corre??o do pre?o desses servi?os, al?m de reduzir o n?mero de tarifas cobradas.

Nos EUA, est? programada a apresenta??o do pedido semanal por seguro-desemprego. Os investidores tamb?m se preparam para conhecerem o relat?rio sobre o mercado de trabalho, que sair? amanh?.

FONTE: Valor Online

Voltar