Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

24/10/2007 - Juros para empresas cresceram 23%

Bras?lia, 24 de Outubro de 2007 - As taxas do cheque especial subiram de 139,5% para 140% ao ano, em m?dia, no m?s de setembro. Os juros m?dios para empr?stimos a pessoas jur?dicas aumentaram para 23,2% ao ano. No m?s anterior, a taxa m?dia cobrada de empresas para opera??es de cr?dito era de 23,1% ao ano. O mesmo ocorreu com as taxas de juros do cheque especial que subiram de 139,5% para 140% ao ano, em m?dia, no m?s de setembro. Os aumentos mostram um movimento que deve se alastrar em outubro, pois o custo de capta??o dos bancos cresceu no m?s passado, mesmo antes do Comit? de Pol?tica Monet?ria (Copom) do Banco Central interromper a seq??ncia de dois anos de cortes na taxa b?sica de juros, a Selic.

No dia 17, a Selic foi mantida em 11,25%. Em 2 de setembro, o corte foi de apenas 0,25 ponto percentual, depois de tr?s redu??es consecutivas de 0,5 ponto. Na pr?via dos oito primeiros dias de outubro, todas as taxas m?dias de juros para opera??es de cr?dito registraram aumento. Para pessoas f?sicas, passaram de 46,3% ao ano para 46,4% ao ano. Para pessoas jur?dicas, subiram de 23,2% para 23,5% ao ano. E na m?dia total passaram de 35,5% para 35,7%. O spread banc?rio - que representa a diferen?a entre o custo de capta??o no mercado financeiro e o que os bancos cobram dos clientes - tamb?m aumentou nos primeiros dias ?teis deste m?s, de 24,6% para 24,7% no total.

"Qualquer movimento na Selic se reflete no custo de capta??o e na taxa ao tomador final dos empr?stimos", disse o chefe do Departamento Econ?mico do BC, Altamir Lopes. "S? a redu??o do spread banc?rio pode sustentar agora uma queda nas taxas de juros."

Desde novembro do ano passado, a taxa m?dia de juros para empr?stimos a empresas n?o aumentava. Naquele m?s, os juros subiram de 27,3% para 27,4%. Para pessoas f?sicas, os juros dos empr?stimos ca?ram em setembro para 46,3% ao ano, o menor n?vel hist?rico. Em agosto eram de 46,3%. Com isso, a m?dia total tamb?m registrou queda, de 35,7% ao ano para 35,5% ao ano. Lopes explicou que o spread dessas modalidades de empr?stimos ca?ram porque o volume de opera??es segue em alta.

"Com o aumento da massa de cr?dito, os bancos aproveitam o ganho de escala para reduzir o spread", resumiu Lopes.

"O que sustenta o aumento do cr?dito ? a bancariza??o. As pessoas t?m cada vez mais acesso aos bancos."


O spread banc?rio para pessoas f?sicas caiu de 35,3% em agosto para 35% em setembro. E para pessoas jur?dicas aumentou de 12,4% para 12,7%.

O volume de recursos livres para pessoas f?sicas - descontados o cr?dito consignado e o direcionado com recursos do governo - aumentou 2% no m?s passado, para R$ 229,5 bilh?es.

Mesmo com a queda do spread e da inadimpl?ncia entre as pessoas f?sicas, de 7,2% para 7,1%, os bancos elevaram as taxas do cheque especial. O chefe do Departamento Econ?mico do BC garante que foi uma situa??o concentrada nessa modalidade de empr?stimo.

FONTE: Gazeta Mercantil

Voltar