Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

23/10/2007 - Receita investiga suspeita de fraude em importa??o de autope?as

O n?mero de processos que investiga a importa??o subfaturada de rolamentos supera 60 em todo o pa?s, segundo levantamento preliminar da Receita Federal.

O coordenador aduaneiro do fisco, Francisco Labriola Neto, disse que desde meados do ano passado, os fiscais j? v?em examinando as compras de rolamento no exterior, mas que com a colabora??o do Sindicato Nacional da Ind?stria de Componentes para Ve?culos Automotores (Sindipe?as), "o processo se acelerou".

Labriola Neto admite que outros produtos usados na ind?stria automotiva est?o passando por um pente-fino, mas afirma n?o haver uma a??o de fiscaliza??o espec?fica direcionada ao setor automotivo. "Essa ? uma ind?stria que importa muito e que j? ? alvo de uma aten??o constante da Receita. N?o estamos fazendo nenhum trabalho fora da nossa rotina de investiga??es", diz o coordenador.

Ele alega sigilo fiscal entre as raz?es para n?o citar os outros produtos que est?o sob investiga??o. Sempre que a Receita detecta sinais de fraude nas importa??es, as mercadorias s?o apreendidas e o importador perde o direito ? compra.

Para Franklin de Mello Neto, assessor institucional do Sindipe?as, o grande problema das importa??es ilegais ? o efeito predat?rio que elas exercem no mercado nacional. "Sabemos que o custo m?dio de produ??o, por quilo de rolamento, ? de US$ 6 na China. Mas alguns produtos chegam aqui a US$ 0,30", afirmou.

De acordo com ele, as empresas brasileiras entendem que a competitividade da China ? maior e trabalham para superar o custo de produ??o do pa?s asi?tico, por?m n?o t?m meios de crescer se os produtos de fora chegam com fraudes. "E quem faz isso s?o os importadores brasileiros, desde pequenas at? grandes empresas."

Ele ainda diz que boa parte dessas importa??es n?o passam por uma avalia??o de qualidade. "O que ? um risco para quem utiliza esses produtos", afirmou.

FONTE: Folha Online

Voltar