Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

19/10/2007 - Yeda lidera mo??o de governadores a favor da CPMF

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), encabe?ou ontem uma mo??o dos governadores do Sul e de Mato Grosso do Sul pela urg?ncia na aprova??o, pelo Senado, da incorpora??o da CPMF (Contribui??o Provis?ria sobre Movimenta??o Financeira) ao rol de tributos do pa?s. Foi na reuni?o do Codesul (Conselho do Desenvolvimento Integrado do Sul), em Curitiba.

Crusius presidiu at? ontem o conselho (a presid?ncia ? rotativa) e disse que mesmo sendo da oposi??o ao governo de Luiz In?cio Lula da Silva, sempre foi a favor da manuten??o do imposto do cheque, mas ressalvou que segue o PSDB: defende a redu??o gradual da al?quota at? desaparecer na reforma tribut?ria.

"N?o ? poss?vel ao governo federal ficar sem a CPMF, mas ele tem que assumir o compromisso por escrito de que vai reduzir gradativamente. ? c?modo [para o governo] n?o fazer a reforma e viver com os R$ 36 bilh?es que a CPMF d? todo ano", disse ela.

Crusius, como Roberto Requi?o (PMDB), do Paran?, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina, e Andr? Puccinelli (PMDB), de Mato Grosso do Sul, defendem o retorno da CPMF "de origem": canaliza??o do maior volume de recursos para bancar a sa?de p?blica dos Estados e munic?pios.

Segundo o ministro da Sa?de, Jos? Gomes Tempor?o, que participou de parte da reuni?o dos governadores e fez lobby pela aprova??o, disse que 40% dos R$ 40 bilh?es do or?amento do seu minist?rio s?o cobertos pelo chamado imposto do cheque.

"S? quem reclama da CPMF ? o capital financeiro, e eles [bancos] j? est?o contemplados com recordes [de lucro] internacionais", disse Requi?o. Segundo ele, imposto injusto ? a Cide (Contribui??o de Interven??o no Dom?nio Econ?mico), "que se sobrep?e ao IPVA [Imposto sobre Propriedade de Ve?culos Automotores], do ped?gio e de taxas".

FONTE: Folha Online

Voltar