Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

22/08/2007 - Bolsa de Xangai bate novo recorde apesar de alta de juros

A Bolsa de Xangai fechou em alta nesta quarta-feira, com nova pontua??o recorde --a segunda consecutiva. A not?cia de uma eleva??o das taxas de juros no pa?s n?o conseguiu refrear o ?nimo dos investidores para comprar a??es hoje.

O ?ndice Shanghai Composite teve alta de 0,5% e fechou com 4.980,08 pontos. Durante o preg?o, o ?ndice chegou a cair 1,9%. Na segunda-feira, a Bolsa chinesa fechou em alta de 5,3%, maior ganho percentual em um ?nico dia nos ?ltimos dois anos. A Bolsa de Shenzhen fechou em alta de 1,7%, tamb?m com pontua??o recorde --1.398,37 pontos.

"Os investidores est?o ficando acostumados com as eleva??es das taxas e, assim, ficam menos impressionados com tais not?cias", disse ? ag?ncia de not?cias Associated Press (AP) o estrategista da United Securities Yang Weicong.

Ontem, o Banco do Povo da China (banco central chin?s) elevou sua taxa de juros para empr?stimos em 0,18 ponto percentual, para 7,02%. A medida pretende conter a infla??o no pa?s --os pre?os ao consumidor na China acumularam alta de 5,6% entre janeiro e julho, maior patamar desde 1997.

O banco tamb?m elevou a taxa que os bancos pagam por dep?sitos de um ano em 0,27 ponto percentual, para 3,60%. As altas passam a ter efeito nesta quarta-feira (22). A medida tamb?m procura incentivar os clientes a manterem seu dinheiro no banco, ao inv?s de retir?-lo para aplicar no mercado de a??es.

"A alta das taxas n?o vai afetar o interesse por a??es porque o retorno dos dep?sitos em banco ainda n?o ? atrativo, devido ? infla??o", disse ? AP o analista da Essence Securities Zhu Haibin.

A Bolsa de Hong Kong teve alta de 2,8%, fechando com 22.346,88 pontos no ?ndice Hang Seng. A reuni?o de ontem entre o senador e presidente do Comit? Banc?rio do Senado dos EUA Christopher Dodd, o secret?rio do Tesouro, Henry Paulson, e o presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Ben Bernanke, animou os investidores.

Dodd, pediu nesta ter?a-feira ao presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Ben Bernanke, que use 'todas as ferramentas dispon?veis' para que a atual crise no mercado de cr?dito de risco nos EUA n?o atinja a economia como um todo.

Dodd, que ? pr?-candidato democrata ? presid?ncia dos EUA, pediu a Bernanke que use "todas as ferramentas dispon?veis" para que a atual crise no mercado de cr?dito de risco nos EUA n?o atinja a economia como um todo. O senador disse, no entanto, que n?o pediu especificamente que Bernanke propusesse uma redu??o na taxa dos fundos federais, a principal da pol?tica monet?ria americana, hoje em 5,25% ao ano.

Na semana passada, o Fed reduziu sua taxa de redesconto (utilizada pelo Fed em empr?stimo de recursos de curto prazo para bancos com dificuldades financeiras) em 0,5 ponto percentual, para 5,75%. A medida teve efeito na sexta-feira (17), quando as Bolsas americanas fecharam com valoriza??es pr?ximas a 2%. Nesta semana, no entanto, os ganhos em Wall Street ficaram mais moderados, enquanto os investidores esperam que o Fed reduza a taxa dos fundos federais.

Um corte nessa taxa levaria os bancos a reduzir suas taxas de empr?stimo a seus clientes. Dodd disse que, apesar de uma redu??o na taxa poder gerar efeitos positivos sobre a economia, ele enfatizou que n?o h? press?o pol?tica sobre o Fed para tal medida.

O ?ndice Nikkei 225, da Bolsa de Valores de T?quio, fechou o preg?o de hoje praticamente est?vel, com varia??o negativa de 0,01%, para 15.900,64 pontos. O ?ndice teve corre??o hoje, depois de duas sess?es com fortes altas enquanto os investidores aguardam a conclus?o da reuni?o de pol?tica monet?ria do Banco do Jap?o.

At? o in?cio da onde de turbul?ncias nos mercados financeiros mundiais, a expectativa dos analistas era de que o banco iria elevar sua taxa de juros --a taxa atual ? de 0,5% ao ano.

A Bolsa de Valores de Seul (Cor?ia do Sul) fechou o preg?o de hoje com o ?ndice Kospi subindo 1,34%, para 1.759,50 pontos, enquanto o ?ndice de valores tecnol?gicos Kosdaq subiu 1,86%, para 741,43.

FONTE: Folha Online

Voltar