Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

22/08/2007 - Carga tribut?ria sobe e atinge 34,23% do PIB, aponta Receita Federal

S?O PAULO - Em meio a diversas discuss?es sobre a reforma tribut?ria e tamb?m sobre a prorroga??o da Contribui??o Provis?ria sobre Movimenta??o Financeira (CPMF) at? 2011, a carga de impostos no Brasil - analisando os governos nacional, estaduais e municipais - atingiu 34,23% do Produto Interno Bruto (PIB), aumento de 0,85 ponto percentual em rela??o a 2005, quando alcan?ou 33,38%. Os dados foram divulgados na ?ltima ter?a-feira (21) pelo coordenador-Geral de Pol?tica Tribut?ria da Receita Federal, Ronaldo L?zaro Medina.

Conforme a assessoria de imprensa do ?rg?o, o c?lculo da carga tribut?ria segue a nova s?rie do Sistema de Contas Nacionais, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica ( IBGE) em mar?o. O sistema alterou a metodologia de c?lculo do PIB, que passa a ter como base o ano de 2000, al?m de ter incorporado novas fontes de dados.

O tributo que teve a maior varia??o foi a contribui??o previdenci?ria sobre a folha de pagamento, com avan?o de 0,29% em rela??o ao PIB. De acordo com Medina, o aumento reflete o crescimento do mercado de trabalho e da massa salarial.

Arrecada??o federal
Vale lembrar que dados divulgados tamb?m na ?ltima ter?a mostram que a arrecada??o total de impostos e contribui??es federais chegou a 50,4 bilh?es no s?timo m?s do ano, recorde para meses de julho, o que representa um aumento real (com base no IPCA) de 12,16% sobre o total verificado no mesmo m?s do ano passado.

Na compara??o com o m?s anterior, houve alta de 2,45%. No acumulado do ano, a arrecada??o j? soma R$ 332,8 bilh?es, o que representa aumento real de 10,34% sobre o mesmo per?odo de 2006.

Receita X IBPT
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tribut?rio (IBPT) j? no ano passado, o custo-Brasil ficou em cerca de 35% do PIB, enquanto que, neste ano, deve aumentar em um ponto percentual, aproximadamente.

Essa diferen?a entre os resultados ocorre por conta de diferentes metodologias utilizadas para o c?lculo.

FONTE: Info Money

Voltar