Últimas Notícias.
Seu portal de informações empresariais

Atenção: Ressaltamos que as notícias divulgadas neste site provem de informações oriundas de diversas fontes, não ficando a INFORMARE responsável pelo conteúdo das mesmas.

21/08/2007 - Alta do d?lar compensar? pre?o menor dos produtos exportados, diz Mantega

?A alta na cota??o do d?lar vai compensar a queda nos pre?os das commodities (produtos como min?rio, soja e caf?, com cota??o internacional), fundamentais para o bom desempenho da balan?a comercial.
Essa avalia??o foi feita ontem pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) na reuni?o de coordena??o de governo no Pal?cio do Planalto, na qual o presidente Lula recomendou prud?ncia ? sua equipe econ?mica.
Mantega fez ontem uma exposi??o dos efeitos da turbul?ncia no mercado financeiro internacional sobre a economia brasileira. Um deles ? exatamente o risco de a crise provocar uma desacelera??o econ?mica no mundo e, com isso, reduzir o pre?o dos produtos exportados pelo Brasil.
O ministro disse ainda que n?o ? poss?vel saber o impacto da crise no desempenho da economia mundial, mas destacou que at? o momento o Brasil n?o teve grandes perdas com as turbul?ncias externas.
Na semana passada, j? houve queda nos pre?os das principais commodities exportadas por empresas brasileiras, o que poderia levar ? redu??o do super?vit comercial e, conseq?entemente, ? diminui??o na entrada de d?lares no pa?s. Mantega disse, por?m, apostar que a melhora na cota??o do d?lar compensar? a eventual queda nos pre?os dos produtos brasileiros exportados.
Durante a reuni?o, o presidente Lula recomendou ? equipe econ?mica que "fale a mesma l?ngua" e mantenha uma posi??o de prud?ncia, evitando tom de otimismo exagerado que possa levar a uma interpreta??o de que o governo n?o est? monitorando a crise financeira internacional. O presidente determinou a Mantega um acompanhamento di?rio da evolu??o da crise.
Na avalia??o do governo, o pa?s est? mais aparelhado para enfrentar as turbul?ncias por tr?s motivos: 1) o crescimento econ?mico est? focado no mercado interno; 2) houve uma diversifica??o das exporta??es brasileiras, que j? n?o dependem tanto dos EUA; e 3) refor?o das reservas internacionais, na casa de US$ 160 bilh?es.

Crise mais aguda
O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econ?mico e Social), Luciano Coutinho, disse ontem em S?o Paulo que uma crise mais aguda nos mercados financeiros internacionais pode prejudicar os setores exportadores brasileiros, principalmente porque os EUA s?o um dos principais destinos das vendas externas.
Para Coutinho, o Brasil n?o tem completa imunidade diante de crise internacionais, mesmo com reservas de US$ 160 bilh?es. Ele tamb?m afirmou que, "se houver uma supercrise, ningu?m escaparia dos efeitos negativos".

FONTE: Folha de S?o Paulo

Voltar